Porque os aplicativos de UNDELETE falham



Porque utilitários de Undelete falham.

Se você utiliza um computador com o Windows instalado, eventualmente você irá deletar um arquivo importante por acidente. Não seria a maravilha doce da humanidade se você conseguisse desfazer este erro?
Para alegria de uns e tristeza de outros, existem diversas empresas que desenvolveram softwares que prometem recuperar arquivos acidentalmente apagados. Infelizmente estes utilitários nem sempre serão úteis. Deixe-me explicar a razão.

O Windows possui uma lixeira e ela funciona, não?

Possivelmente você conhece a Lixeira do Windows e está pensando: "Posso sempre abrir a lixeira e restaurar os arquivos deletados por acidente. Qual o propósito de ter um programa para fazer isso por mim?"
A resposta é simples. Nem todos os programas do Windows enviam o arquivo para a lixeira quando os apagam, isso porque o procedimento para enviar arquivos para a lixeira é diferente e mais complicado do que simplesmente apagar o arquivo.
Por exemplo, alguns usuários mais avançados, que ainda utilizam comandos Shell (como o DEL), ou a função apagar de alguns aplicativos, eventualmente descobrem que os arquivos são deletados automaticamente e não vão para a lixeira.

Outro ponto importante é que a Lixeira possui um tamanho limitado e não guarda tudo que você apaga. Eventualmente você terá que limpar a lixeira ou mesmo apagar definitivamente algum arquivo ao invés de movê-lo para lixeira.

Mesmo levando em consideração que você pode alterar o limite da lixeira, o espaço em disco é finito, ou seja, se você tem habito de criar e apagar arquivos, alguns deles serão enviados para o limpo ao invés da lixeira. ;-)

Você também pode configurar a lixeira para jogar fora todos os arquivos ao invés de guardá-los, o que salva algum espaço no HD, mas acaba com o propósito de vida deste aplicativo: A Lixeira.

É como se você, ao invés de jogar seu lixo em uma lixeira, o enviasse direto para a reciclagem.


Utilitários de Undelete


Se a funcionalidade da lixeira falha, o quão útil será possuir um aplicativo de Undelete?
Levando em consideração o modo como o Windows gerencia o espaço em disco, será bastante útil.

Vamos pensar no espaço que existe no HD como um monte de pequenos blocos. Toda vez que você cria, edita ou modifica um arquivo, ele ocupa um ou vários destes blocos do seu HD. O Windows (obviamente) mantém um registro de onde estão estes blocos cheios e onde estão os vazios (para que você possa enchê-los quando for criar um novo arquivo.

O segredo dos aplicativos de Undelete é que, quando você manda o windows apagar um arquivo (acidentalmente ou não), ele não apaga o conteúdo destes blocos, ele simplesmente marca os blocos como livres.

Desta forma, este gênero de aplicativos funciona (espertamente) localizando todos os blocos que foram marcados como livre recentemente e rescussitam os arquivos marcados como livre devolvendo os blocos do arquivo que você quer ao status de usados (ativos, não deletados).

Na maioria das vezes estes procedimentos funcionam como mágica, mas as vezes enfrentamos alguns problemas.

O Problema

Então, quando estes aplicativos não funcionam e porque digo que eles podem não funcionar para você?

Bom, a raiz do problema está em como estes softwares funcionam. Imagine que você, acidentalmente, deletou um arquivo que ocupa uns 30 daqueles blocos que existem no HD e, ao invés de simplesmente abrir o programa de Undelete e restaurá-lo, você continuou fazendo algum outro trabalho no computador. Se você tiver feito qualquer coisa que crie um novo arquivo ou que aumente o tamanho de um arquivo existente, o

Windows utilizará aqueles blocos que estão marcados como livre no HD e existe a possibilidade dos blocos referentes ao arquivo que você apagou acidentalmente serem escolhidos. (A Lei de Murphy é implacável. Hehehe)

Se este for o caso: Você deu azar, o arquivo foi realmente, permanente e irrevogavelmente apagado.

Imagino que a minha explicação possa estar um pouco complicada, então utilizarei o recurso da analogia. Imaginem que a lente de contato que vocês usam caiu do seu olho no meio de uma festa. (Se você não usa lente, imagina que usa! Hehe)

Se você gritar “Minha lente caiu! Ninguém se mexe! Todo mundo quieto!”, abaixar e procurar com cuidado, as chances de você recuperar sua lente ainda intacta, mas se você não perceber que a lente caiu do seu olho e deixar a festa rolando por uns 15 minutos para, apenas então, dar o grito. Provavelmente você não ira encontrar nada.

Me ocorreu agora um detalhe: Não vamos perder o foco. Vamos evitar discutir as implicações higiênicas do meu exemplo. =)


Aplicações Undelete funcionam como o seguro do seu carro


Você pode estar pensando “vou saber exatamente quando deletar um arquivo importante. Isso não será um problema para mim”.

Pode até ser o caso, mas ai está o pulo do gato.

Você sabe que deletou um arquivo importante, mas, o programa de Undelete já está instalado? Aposto que não. E agora, o que você vai fazer? Instalar um aplicativo que ocupará um numero razoável dos blocos do HD e que, provavelmente irá sobrescrever o arquivo que você tanto quer recuperar?

Por isso eu digo que estes aplicativos falham. Em geral, como bons seres humanos, não fazemos nada com antecedência, tudo sempre fica para ultima hora. Por exemplo: não criamos Backups até que o HD estrague, não lembramos que existem aplicativos de Undelete até que um arquivo importante tenha sido perdido.


Lembrem-se: A prevenção é o melhor remédio.


Para quem se interessou, a Norton tem um aplicativo de undelete e o WindowsXP Manager também. Para saber mais programas, pesquise no Google. Tem um campo de pesquisa dele no topo deste blog, a sua direita. =)


Web site analysis

Postado porBrenissimo às 08:00  

0 comentários:

Postar um comentário



 
Copyright 2007 | Andreas08v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
TFY Burajiru