Mass Effect - PC








You know, it would have been easier to just kill them.
- Wrex.



Selecione o conteúdo que deseja visualizar:

REVIEW

Neste jogo você pode customizar grande parte do seu personagem, mas não pode alterar tudo. Independente da sua vontade, seu personagem deve ter o sobrenome Sheppard e deve ter também um passado que irá refletir (mas não influenciar) na história durante todo o jogo. No Mass Effect você é um Comandante que faz parte de um grupo análogo aos Marines americanos e vive em algum lugar no futuro onde existem novas tecnologias que revolucionaram a vida e permitem viagens através de lugares inimagináveis da galáxia e também a utilização de armas de fogo com balas infinitas, mas com numero limitado de tiros antes de superaquecer (bom, nada é perfeito). Alem das evoluções tecnológicas vieram diversas raças de extra-terretres e todas as raças usam a lingua inglesa para se comunicar e o fazem com ajuda de vários sotaques diferentes. Pelo menos é melhor que um bando de Wookies grunhindo na sua cara o jogo todo....
Outra coisa que me chamou atenção foi que 99,78% do jogo se passa fora do planeta terra, em uma estação espacial gigantesca onde os seres humanos são minoria e mesmo assim as outras raças ainda são referidas como Aliens.

Pouco após o inicio do jogo, você recebe a honra de ser nomeado um Jedi...er.. quer dizer, um Espectro. Com este titulo você esta basicamente acima da lei e pode fazer o que for preciso. A historia principal do jogo é relativamente rápida, mas as sidequests podem quadruplicar o tempo que você gastará para completar o jogo. Isso se deve, em parte, pelo quase incomensurável numero de NPCs preguiçosos que te pedem para, basicamente, ir até o outro lado da galáxia buscar alguma coisa e voltar.

Outro ponto que faz o jogo demorar muito mais do que você gostaria decorre do fato de que os NPCs sofrem de um caso grave de dislexia e gostam de te contar os mínimos detalhes de todas as quests...alias, este não é um problema apenas dos NPCs, mas de tudo que forneça informações no jogo. Se você olhar para um terminal do jogo, ele irá inserir toda a lista telefônica da galáxia no seu journal. Alem disso, os NPCs também são muito carentes e irão te contar toda a vida deles na primeira chance que conseguirem.

Dirigir neste é como montar um touro raivoso. Você deve passar por terrenos completamente desnivelados e pode levar horas para passar por um planeta. O que irá te ajudar a passar pelas missões com o carro é o conhecimento sobre curvas de nível dos mapas (se não souber, clique no link e leia na Wikipédia).

Os cenários são muito bem feitos, muito bonitos, assim como os efeitos especiais, mas você não pode ficar muito tempo prestando atenção ou será engolido por um monstro da areia ou fuzilado por robôs malignos.

As opções de dialogo são bem variadas, mas vem em tópicos em que você consegue distinguir se o PC soltará uma resposta amigável, uma neutra ou uma resposta de cafajeste. O problema é que, as vezes (a maioria delas, para ser mais exato), varias opções do dialogo levavam à mesma fala. Por exemplo, existe um ponto que você tem opções como Você foi um irresponsável! , Você está bem? e Belo Tiro!. Todas as três opções farão com que Sheppard diga a mesma frase. Os diálogos também são cíclicos, ou seja, você pode fazer um NPC se zangar com você, sair do dialogo (procedimento nem sempre necessário) e utilizar outras opções do dialogo para continuar realizando suas missões. Este é um dos pontos mais frustrantes do jogo.

Outra parte razoavelmente ultra frustrante do jogo é a falta de praticidade do inventário e a -nada prática- maneira de instalar as modificações nas armas. Quando consegui descobrir a lógica por trás destes upgrades eu já estava na metade do jogo. Claro, poderia ter lido o manual, mas a esta altura do campeonato este seria um ato de fraquesa da minha parte.

A Inteligência Artificial do jogo é 99% Não-Inteligente e 1% Artificalmente Atrofiada. Podemos comprovar isso com o fato de que os seus NPCs ficam constantemente entrando na sua frente e tem a péssima tendência de correr em sua direção de forma indiscriminada (olha a carência ai!). E os inimigos? Eles também. Durante vários momentos do jogo você se encontrara em meio a uma suruba interestelar.
Apesar das inúmeras semelhanças clonadas de Starwars, dos problemas com dialogo e IA este jogo é muito bom para quem gosta de RPG estilo RTS, mas o seu grau de imersão em muito baixo e não influencia o nível de rejogabilidade, mesmo deixando a entender que existem possíveis variações de final.

Uma das jogadas mais brilhantes da Bioware foi ter soltado o rumor de que existiria sexo no jogo. Isso faz com que uma massa gigantesca de nerds comprem o jogo e fiquem jogando 24horas por dia até conseguirem sua recompensa. É algo tão motivador para eles quanto alguns kilos de picanha para um cachorro faminto. Pena que no final eles descobrem que a promessa se resumia a pouco mais que 2 segundos de exibição da bunda de uma personagem chamada Ahsley Williams nome que, para mim, parece muito com de um homem (o que não ajuda muito).

Enfim, é um bom jogo. Podem confiar.


DICAS

  1. Pontos PARAGON infinitos: Na fase em que voce está no planeta Eletania, no momento em que voce pacificamente usar um dos macacos para tentar recuperar o Módulo, você ganhará alguns pontos de Paragon. Continue usando o macaco que te deu o módulo até cansar de ganhar pontos paragon.
  2. Não consigo visualizar o Mapa da Galaxia: Se quando você entra na Normandy e tenta usar o mapa da galaxia, mas a tela fica toda preta, isso significa que seu jogo está corrompido (leia: considerado pirata ou crackeado). Volte na loja em que você comprou e exija outra cópia. ;-)


TRAILERS

Trailer Oficial




Trailer da E3 de 2007



REQUISITOS DO SISTEMA

Requisitos Mínimos:
OS: Windows XP ou Windows Vista
CPU: 2.4+ GHz Intel; 2.0+ Ghz AMD
Memoria: 1 GB (XP), 2 GB (Vista)
HD: 12 GB de espaço livre
PLACA DE VIDEO: NVIDIA GeForce 6800 GT ou melhor, ATI X1300 XT ou melhor
PLACA DE SOM: Compativeis 100% com DirectX 9.0c
REDE: Conexão com a Internet requerida para autenticação

Requisitos Recomendados:
OS: Windows XP ou Windows Vista
CPU: 2.6+ GHz Intel; 2.4+ Ghz AMD
Memoria: 2 GB
HD: 12 GB de espaço livre
PLACA DE VIDEO: NVIDIA GeForce 7900 GTX ou melhor, ATI X1800 XL ou melhor
PLACA DE SOM: Compativeis 100% com DirectX 9.0c. Placa de som 5.1 recomendada
REDE: Conexão com a Internet requerida para autenticação


TRAPAÇAS

Mega Trainer V2 (download via easyshare)
  • Unlimited Mako Health
  • Unlimited Health
  • Unlimited Squad Health
  • Instant Weapon Cooldown
  • Unlimited Grenades
  • Unlimited Medkits
  • Add 1000 Experience
  • Add 100000 Credits
  • Add 1000 Omni-Gel
  • Max Meds and Nades
  • 99 Talent Points
  • Save/Load Position (Teleport)
  • Strategy Mode (Freeze Characters)
  • Super Accuracy
  • Super Speed
  • Crosshair Kill
  • Crosshair Heal/Regenerate
Este trainer foi testado com a versão retail do jogo e funcionou perfeitamente com o Windows XP SP2.

Web site analysis

Postado porBrenissimo às 00:01  

1 comentários:

Anônimo disse... 3 de agosto de 2008 às 22:04  

Aos caros leitores desse blog, não pensem que eu jogarei esses jogos. Aliás, jogarei, SE eu gostar da crítica e QUANDO eu me formar, afinal, o salário de um estagiário já é uma piada apenas por ser chamado de "salário".

Enfim, lendo a crítica desse jogo, tive uma brochada espetacular. Afinal, o trailler é sensacional (como deve mesmo ser)e a proposta bastante promissora, apesar de nada original.

Mas o que me deixou bastante frustrado é a falta de AI do jogo e os diálogos cíclicos. Isso, de fato, acaba com alguns princípios do RPG, pois é imperiante que suas escolhas sejam influentes na narrativa, ou seja, de nada adiantaria usar da esperteza humana sem ter um contra-peso pelo lado do jogo e da mesma forma, nao adiantaria mandar uma frase para um NPC se ela pode ser retirada com uma nova entrada.

Dessa forma, SE eu tivesse um pc com capacidade para esse jogo, eu certamente nao jogaria...

Postar um comentário



 
Copyright 2007 | Andreas08v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
TFY Burajiru